Tauromaquia na Europa (História)

AS ORIGENS DA TOURADA NA EUROPA

images tcorrida.goya 1

 

 

 

 

Depois de fazerem lutas entre cães e touros,as elites queriam mais. Devido ao ócio das suas vidas, decidiram começar eles a desafiar o touro em vez dos cães.

Começaram a fazer apresentações sempre montados a cavalo, em celebrações notáveis, casamentos reais, vitórias militares e ações religiosas.

El Rei D. Carlos Ganadero                                El Rei D. Carlos

Quando o parlamento de 815 se encontrou, foram mortos touros, de acordo com o Chronicle de Alphonso the Wise. Um inicio, do qual saiu um numero recorde, na celebração da coroação de Alphonso VII em 1135. A matança foi em Varea, Logrono, e muitos cavaleiros famosos participaram na ocasião. A matança do touro, quase numa forma de torneio ou semi caça, era uma diversão aristocrata que era realizada sem normas estabelecidas.

Com o decorrer dos séculos deixou de ser um acontecimento privado da aristocracia, e passou a realizar-se em terrenos públicos. Durante o sec XVIII, mudou de forma e tornou-se uma diversão para o cidadão comum.

Arquibancadas Populares em dia de Tourada - 1904

È interessante notar que existem recordes de morte de touros para divertimento na Inglaterra na mesma altura.

A mudança para tourada a pé

A tourada a pé tornou-se popular no sec XVIII (quando o povo já pode participar). Grupos de guerreiros das castas mais baixas da sociedade matavam touros ferindo-os como conseguissem, com espadas, machados e facas.

outubro-2008

Grande parte destes toureiros eram talhantes, funcionários de matadouros. O matadouro de Sevilha foi a primeira escola de tauromaquia em Espanha. José Rodriguez (Pepete) um toureiro reconhecido do sec XIX disse que a maioria das pessoas da sua categoria eram funcionários de matadouros ou negociantes nos matadouros, e numa carta escreveu; “ O que esperavam de pessoas vindas dos matadouros? Não existe delicadeza ali, só “vamos tratar destes animais”, “tirar a sua pele”. “Cortar a sua cabeça”. “Põe os teus pés nas poças de sangue”. “Ficamos a conhecer o pior lado das coisas”

As escolas de hipismo encorajaram e nutriram este tipo de atividade nas pessoas.

defender-o-touro-e-o-cavaloCharles IV decretou a proibição das touradas em 1805. Quando a proibição foi levantada, continuou e toureiros como Candido e Herrera foram notáveis.

Com o retorno de Ferdinand VII ao trono de Espanha, a atividade ganhou grande popularidade, encorajada pelo grande apoio do Rei. Em 1830 fundou a Royal Scholl de tauromaquia em Sevilha.

Existem dois estilos de escolas de tourada a de Sevilha e a de Ronda. A de Ronda é mais “clássica” que a de Sevilha.

Belmonte e Manolete são considerados responsáveis pelo estabelecimento do estilo da tourada moderna.

touro1

 

Praça de Touro (Arena)

As primeiras eram de madeira, facilmente montáveis e desmontáveis. A primeira em Sevilha era quadrilateral. Em 1743 uma circular de madeira era levantada em Madrid. A primeira estrutura permanente foi construida em Madrid perto da Puerta de Alcala e inaugurada em 1754. A escola real de Ronda e Sevilha foram também construidas.

Durante o séc. XIX várias cidades se seguiram.

ec3a7a-tourada

 

Manipulação do Touro

Existem inúmeras manipulações sobre o touro, essas manipulações baixam as defesas do animal, são usadas drogas e objetos.

Os touros são há muito manipulados para serem lentos, simples e previsíveis. Os cornos são cortados causando dor.

Isso afeta o julgamento de distâncias do touro e pode criar uma dor contínua nos cornos do touro. O Afeitado (cortar os cornos) representa uma castração psicológica.

 

indextoro_afeitado_linde5_otro_enfoqueafeitado-5images ty

A utilização de drogas, tranquilizantes, hipnóticos e paralisantes. O veterinário oficial da praça de Colmenor Viejo, e Las Ventas em Madrid, expôs isso em 1988 no El País. Dar drogas aos animais é comum nas Fiestas de rua. Grandes quantidades de sal 4 a 5 kilos são dadas aos touros. Isso desde o facto óbvio da purga, desidrata o animal e leva-o a beber grandes quantidades de água, que o torna mais lento.

Os cavalos

Alguns cavalos são vendados, jornais são postos nas suas orelhas e tratamentos brutais são infligidos quando são feridos.

11740857_rUuzJ tyr

Um cavalo estava estripado em Las Ventas, para o tentar por de pé, pegaram fogo aos testículos. O homem responsável continua no seu emprego.

O picador era o único que andava a cavalo. O seu trabalho danificar os músculos do pescoço do touro com uma lança. O seu cavalo vai vendado, e as suas orelhas abafadas e muitos tem as suas cordas vocais cortadas.

07

Foi em 1923 que o cavaleiro António Canero reavivou a tourada a cavalo, que no inicio foi praticada entre aficionados e não profissionalmente, mas com o tempo fez-se uma profissão.

Esta forma de tourear não apresenta quase qualquer perigo para o toureiro, não se pode dizer o mesmo do cavalo.

Com as recentes ameaças por parte da familia Pró Toiro, é facil perceber que para eles os ativistas dos direitos dos animais são como o cão de caça, o touro de lide, o cavalo de praça, todos para se utilizar ou espancar. A mentalidade das familias da tauromaquia é sangrenta, fascista. São familais com uma longa história de poder junto dos Reis, e hoje nos governos de direita, nacionalistas e xenófobos. Salvar os touros, é salvar os cavalos, salvar os dois é diminuir o poder dessas familias sobre o destino de Portugal e da Europa… se nos querem comer, o prato está servido…

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em LIBERTAÇÃO ANIMAL com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s