Homenagem aos guerrilheiros antifranquistas no dia do funeral de Jesús de Cos Borbolla, o último guerrilheiro da Cantábria

Portal Anarquista

jesus-de-cos-borbolla-0041613004F0

Foi hoje a enterrar um dos últimos guerrilheiros antifascistas que combateram na Cantábria, centro da actividade guerrilheira contra o regime de Franco depois da derrota republicana na Guerra Civil Espanhola . Jesús de Cos Borbolla, o Comandante “Pablo”, tinha 88 anos e foi o último da majestosa estirpe de guerrilheiros antifranquistas que as montanhas cantábricas pariram no pós guerra, referem os sites altenativos cantábricos. Jesús de Cos, que colaborava com diversos movimentos, entre os quais a Coordenadora Antifacista de Cantabria e a  CNT, integrando também movimentos como  “Cantabria No Se Vende” e o 15M, publicou em 2006 um livro intitulado ” “Ni bandidos, ni vencidos. Memorias de una gesta heroica. La guerrilla antifranquista en Cantabria”, em cujo prólogo, António Casares faz um elogio “Aos últimos heróis” (aqui).

Aqui fica também o nosso reconhecimento a estes homens e mulheres, que através da sua luta e  da sua coragem,  iluminam o caminho…

View original post mais 161 palavras

Esta entrada foi publicada em ANARQUISMO. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s