Golfe em Portugal. Um olhar sobre a Silver Coast (Costa de Prata)

A destruição da Natureza, ocupação de espaços públicos verdes, contaminação das águas e uma divisão social assente em capital é o que o Golfe faz. “Desporto” de elites, como a equitação, hoje apresentam-no como um desporto para todos que pode ser praticado por todos. Criam acordos com o Estado, instituições sociais e de solidariedade, aliciam a população local, sorriem e cometem atos de solidariedade.

A diferença entre o que o povo precisa e o que os senhores querem é bem evidente, e cada vez se nota mais. Quem procura golfe precisa de negócios, contactos, viver longe do mundo que o sustenta e que muitos dos turistas de luxo criaram com as suas empresas, bandeiras e impérios. Não existe diferença entre um jogador de golfe, e um pobre indevido da população local em comparação com o Rei que podia caçar e o vassalo que passava fome, ou com o Ocidental que joga xadrez e envia sacas de arroz para os povos de terceiro mundo.

qual a diferença entre Torneios de golfe solidários que oferecem um cheque de 1.000.000 a uma instituição e o atirar de pão e moedas ao povo de uma carroça ou coche que passa rápido nas ruas do castelo. Com aquilo que consideram deles, o que dão solidariamente compara-se ao comportamento dos cowboys, quando atiravam as moedas para a cuspideira nos bares, quando entrava um Índio, um mendigo, um deficiente a pedir.

O golfe não resolve os problemas da população. O golfe, como o gás natural ou as maravilhas de Portugal são respostas para o Turismo mundial de luxo. Para os senhores passarem férias, onde os locais não conseguem uma vida sustentável, calma e livre.

A ocupação de terrenos para agricultura deve ser uma preocupação global, e a industria do Golf está a destruir milhares se não milhões de hectares de chão arável, a contribuir para o aumento da poluição das águas e principalmente para a manutenção de uma sociedade desigual assente em exploração, mentira e obediência.

Conhece o Projeto Costa de Prata (Silver Coast), na zona litoral oeste do país.

Golfe em Portugal

Anúncios
Esta entrada foi publicada em SUSTENTABILIDADE com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s